Foto: Charles Guerra (Diário)
Atual presidente do IPE Saúde, João Gabbardo (MDB) irá trabalhar no governo Jair Bolsonaro (PSL), a partir de janeiro. Ex-secretário estadual da Saúde da gestão José Ivo Sartori (MDB) até abril deste ano, Gabbardo será o secretário-executivo do Ministério da Saúde, que será comandado pelo deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM).
O ex-secretário da Saúde ocupará um cargo de relevância, já que será o número dois do ministério. Segundo Gabbardo, o seu nome será anunciado por Mandetta junto com os demais depois que todos os secretários forem definidos.
Mais dois médicos se apresentam para ocupar vagas que eram de cubanos em Santa Maria
Antes de assumir o cargo no governo Sartori, Gabbardo trabalhava em Brasília como superintendente do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, instituição responsável pela administração do Hospital Regional de Santa Maria.
Está na hora de Gabbardo ser um aliado do Regional, já que foi ele quem conduziu as negociações para o contrato de gestão entre Estado e o Instituto de Cardiologia. O funcionamento integral do complexo de saúde, que, por enquanto, só tem um ambulatório funcionando, dependerá essencialmente de verbas e equipamentos do Ministério da Saúde, diante da situação financeira do Estado, que sequer está conseguindo fazer os repasses mensais aos hospitais.